O teste de vazão tem como objetivo principal fazer o correto dimensionamento do conjunto de bombeamento, além de ser um requisito para a regularização do poço profundo. Com o monitoramento de testes de vazão da PASE Hidrometria, você reduz custos ao mesmo tempo em que aumenta a confiabilidade dos resultados.

Monitoramento de Testes de Vazão

 

O que é o monitoramento de testes de vazão?

A execução de um teste de vazão em um poço profundo é um processo dispendioso: é necessário instalar a bomba e preparar toda uma infraestrutura temporária para avaliar a capacidade de produção e de recuperação do poço. Uma grande equipe especializada deve ser deslocada, muitas vezes para locais muito remotos, e estará ocupada com o processo de instalação da estrutura.

Os órgãos ambientais responsáveis pela outorga de operação dos poços profundos exigem relatórios demonstrando a operação do poço com períodos de amostragem variados, geralmente iniciando com amostras de minuto a minuto. Esses relatórios podem exigir várias horas ou até dias de operação, com os dados coletados periodicamente, durante o dia todo. Por isso, a operação de coleta manual desses valores é uma operação cara (por exigir ainda mais pessoal no local) e sujeita a muitas imperfeições (por coletas executadas em horários inadequados).

A utilização de um equipamento automatizado para coletar, armazenar e transmitir estes dados, traz muita economia, segurança e praticidade para a execução do teste.

Por que usar o monitoramento de testes de vazão da PASE Hidrometria?

A PASE Hidrometria tem um longo histórico de parceria com empresas de perfuração de poços, conhecendo suas variadas demandas para esse tipo de serviço. Com isso, desenvolvemos equipamentos e sensores robustos e fáceis de usar, que permitem que a equipe realize o teste muito mais rapidamente, e com dados muito mais confiáveis.

O Hidrobox – Unidade de Telemetria e Automação de Sistemas Hídricos, instalado junto ao poço profundo que será testado, tem a capacidade de automatizar sua operação, acionando e desativando a bomba em horários pré-determinados, e garantindo a segurança da bomba submersa evitando que ela opere sem água (com o poço crivado). Além disso, ele coleta os dados de todos os sensores (vazão instantânea, tempo de operação, hidrômetro e nível), com a amostragem determinada pelo órgão responsável, e faz a transmissão dos dados via GPRS para os servidores da PASE Hidrometria. Caso não exista sinal GPRS no local do teste, os dados podem ser descarregados mais tarde, em um local com sinal, ou com cabo, através de um computador.

Uma vez recebidos os dados nos servidores da PASE Hidrometria, o cliente poderá emitir relatórios e gráficos de produção diretamente por nosso site, de forma rápida e prática. Estes relatórios já estarão em formato adequado para apresentação aos órgãos gestores para avaliação da outorga.

O teste de vazão é norma do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para regularização ou renovação da outorga de direto de uso de recurso hídrico. Deve ser realizado conforme a Norma Técnica da ABNT 12.244, que trata sobre a construção de poço para captação de água subterrânea.

Teste de BombeamentoVantagens do monitoramento de testes de vazão

As vantagens de se utilizar o monitoramento de testes de vazão da PASE Hidrometria são inúmeras. Além da economia com pessoal, ele simplifica a geração dos relatórios posteriormente, acelerando o processo de outorga.

Como gerencia o nível de forma automática, impede a queima da bomba por operar a seco, e pode ser configurado para operar por um determinado número de horas, ou para bombear apenas um determinado volume de água. Quando há sinal GPRS disponível no local do teste, os operadores podem acompanhar seus parâmetros de forma remota, pelo Sistema Web de Relatórios e Supervisório, ou através do Hidromobile, em seus celulares, em qualquer local com internet. Pelo celular é possível até mesmo ligar e desligar a bomba remota, ou alterar o nível em que o poço deve trabalhar. Tudo muito fácil e rápido.

Outra vantagem é a simplificação da operação: o Hidrobox – Unidade de Telemetria e Automação de Sistemas Hídricos é um equipamento simples de ser configurado, não exigindo nenhum conhecimento de programação por parte do operador. Além disso, a equipe da PASE Hidrometria está sempre a disposição para auxiliar a equipe com qualquer dúvida que possa surgir durante sua utilização.

Equipamentos com eficiência comprovada

Com mais de uma centena de teste de vazão executados, nossos equipamentos foram aprimorados e testados nos mais variados ambientes, tendo sido operados pelas mais variadas equipes de perfuração.

Nossos consultores em hidrogeologia certificaram os resultados dos relatórios obtidos, e assim podemos oferecer hoje um produto completo, robusto o suficiente para operar um teste de bombeamento de forma segura e sem dor de cabeça.

Referências

NBR 12.244

 Entre em contato com a PASE Hidrometria para adquirir e obter mais informações sobre esses e outros produtos. Aproveite também para conhecer os nossos serviços e soluções exclusivas na gestão de recursos hídricos para o seu negócio.