Sua empresa recebe todo mês a cobrança da água e energia consumidas, e é possível, com isso, determinar se houve aumento ou redução nos gastos. Mas onde exatamente essa variação ocorreu? Em quais setores ou equipamentos está havendo desperdício? Sua empresa predica implantar a medição setorizada de energia.

A importância da medição setorizada de energia

Todas estas perguntas – e muitas outras – podem ser respondidas com um bom projeto de medição setorizada de energia. Sua empresa terá sempre disponível um detalhamento completo do consumo de água e/ou energia de cada equipamento e setor, de forma individualizada, com dados em tempo real e históricos.

Além disso, é possível ainda combinar equipamentos para fazer totalização de setores, e calcular diferenças de forma automática.

Desperdício de Água é Desperdício de Energia

Plantas que utilizam água provenientes de poços profundos devem ter especial atenção a suas adutoras e demais tubulações. O desperdício de água em vazamentos nas tubulações leva a um desgaste prematuro dos equipamentos de bombeamento, gerando custos de manutenção desnecessários. Além disso, esta água tem um custo muito alto de energia para sua obtenção, que é a energia utilizada diretamente nas bombas submersas. Toda água jogada fora, é sinônimo de energia elétrica desperdiçada!

Para a indústria de bebidas, isso é ainda mais importante. Como a água o seu principal insumo, a energia elétrica é facilmente o maior custo operacional da planta. Detectar e sanar vazamentos na distribuição é crucial para evitar custos desnecessários.

Economizar Água e Energia é Possível

Pode parecer impossível economizar água e energia em grande quantidade em uma planta industrial. Contudo, os equipamentos industriais podem facilmente consumir mais energia do que o necessário por problemas técnicos que as vezes são difíceis de detectar. Entre eles estão o comprometimento de cabos e painéis elétricos, demora na partida de motores, equipamentos que operam além do tempo necessário para a produção, entre outros.

Uma inspeção minuciosa das instalações em busca deste tipo de problema é muito cara e demorada. Assim sendo, é muito mais eficiente efetuar análises de relatórios que apresentam os dados condensados do mês em busca de variações e acúmulos exagerados de consumo.

Escalonamento do Consumo por Bandeiras

Outra forma de economizar é evitar as bandeiras especiais de cobrança de energia elétrica por horários. Isto pode ser feito através de um melhor aproveitamento dos reservatórios de água bruta e de processo, de modo a evitar que bombas sejam acionadas durante este período. É possível economizar sem reduzir a produção!

Para um projeto deste tipo, é imprescindível um equipamento de ponta para controle de bombas, como o Hidrobox, além de um excelente projeto de automação.

Geração de Relatórios por Período

Muitas vezes é difícil detectar problemas no consumo em períodos curtos de tempo. O aumento no consumo e/ou desperdício pode ser evidente apenas quando analisamos os dados históricos de um determinado equipamento, acompanhando sua evolução com o passar dos meses.

O sistema web de relatórios e supervisório da PASE Hidrometria permite que sejam analisados relatórios históricos detalhados e resumidos, com todos os dados desde a implantação do sistema.

Alertas para Falhas e Eventos

Variações grandes no consumo de energia e de água em geral indicam uma falha grave, que deve ser solucionada o quanto antes para minimizar seu impacto no orçamento.

Por isso, o sistema web de relatórios e supervisório permite que sejam criadas condições pré-determinadas que, caso aconteçam, notificam automaticamente os responsáveis para que medidas corretivas sejam tomadas o quanto antes.

Sua equipe poderá ser informada sobre problemas na alimentação elétrica, aumento repentino no consumo, vazamento em tubulações e muito mais, tudo de forma automática e em tempo real.

Redução de Custo de Manutenção com Monitoramento de Falhas em Inversoras e Soft Starters

O sistema de notificação de falhas e eventos também permite o uso de leitura de status e de erro de inversoas e soft starters. Quando o equipamento entra em falha, o Hidrobox detecta a situação e envia a informação aos nossos servidores que enviam o aviso aos usuários responsáveis.

Isto permite minimizar o custo de manutenção preventiva, uma vez que são necessárias menos inspeções. Além disso, em caso de falha, a equipe é direcionada ao local exato onde deve atuar, e já sabe de antemão qual o problema.

Estas informações de falhas são armazenadas e podem ser visualizadas no sistema web de relatórios e supervisório, permitindo assim analisar o histórico dos problemas de operação de cada equipamento.

Medição Setorizada de Energia na Palma da Mão

Além do acesso via computador, todos os dados podem ser acessado por celular, no aplicativo Hidromobile, disponível para Android e iPhone. Nele, é possível acompanhar os dados operacionais de cada equipamento, e analisar gráficos de período pré-determinados, das variáveis que forem mais importantes para sua operação. É ter o controle de sua indústria na palma da sua mão!

 

Entre em contato com a PASE Hidrometria e saiba mais informações sobre a solução em automação de poços profundos. Faça seu projeto conosco!

Referência

Indústria consegue reduzir o consumo de água

Indústria e Agricultura Buscam Reduzir o consumo de Água