Com a utilização das ferramentas de monitoramento de águas subterrâneas é possível elaborar estratégias de exploração do manancial subterrâneo. A consultoria em hidrogeologia da PASE Hidrometria é a solução para o seu projeto que visa a exploração de recursos hídricos por meio de poços profundos.

Exemplo de consultoria em hidrogeologia

Você precisa de consultoria em hidrogeologia?

Uma consultoria específica pode auxiliar em processos de outorga de uso de água de poços novos e existentes, renovação de outorgas e licenças ambientais, elaboração de estudos hidrogeológicos e na avaliação de eficiência de poços e sistemas de abastecimento de água.

Além disso, com essa consultoria em hidrogeologia ainda é possível obter diagnósticos de comportamento hidrodinâmico dos poços ao longo do ano hidrológico.

Desta forma, torna-se possível identificar problemas; otimizar a performance de equipamentos; e possibilita o planejamento de manutenções preventivas e corretivas em poços, indicando as possibilidades de redução de custos com o abastecimento de água.

A produção de dados precisos de nível de água dentro dos poços e as taxas de vazão, em tempo real e durante todo o período de funcionamento, permite a compreensão do comportamento dos poços e possibilita o entendimento e a otimização de operação, buscando a segurança do abastecimento de água e a sustentabilidade da exploração dos aquíferos.

Vantagens de trabalhar com uma empresa especializada na gestão de recursos hídricos

A vasta experiência com recursos hídricos e automação dos técnicos, engenheiros e geólogos da PASE Hidrometria, permitem a identificação de problemas e potenciais melhorias de forma muito mais rápida e assertiva. Atuamos com clientes dos mais diversos segmentos da indústria e em todo o território nacional, o que nos permite conhecer em primeira mão as características operacionais de cada região e tipo de projeto.

Poço profundo com diminuição na produtividade

Diversos fatores podem levar um poço a ter uma redução na sua produção da água. Os mais óbvios e que devem ser avaliados logo de início são problemas elétricos e mecânicos: tubulação rompida ou entupida, problemas elétricos ou mecânicos na bomba, falhas na alimentação ou no sistema de automação. Esta avaliação é feita pelos técnicos da PASE Hidrometria em campo, que irão gerar um relatório de inspeção ao final do processo.

Muitas vezes os poços profundos, devido a proximidade entre si, podem causar o que chamamos de interferência: quando um poço é acionado, diminui, ou até mesmo cessa, a vazão de outro poço. Este tipo de problema pode ser identificado durante uma avaliação de nossos geólogos, que também indicarão a melhor solução para reduzir ou eliminar o problema, indo desde a uma restrição na vazão, até a implantação de um sistema de automação de poços e reservatórios, permitindo um escalonamento na operação dos poços.

Aumento de outorga de poço profundo

Precisa aumentar a produção de seus poços, mas já está no limite da outorga? Solicite uma avaliação de nossos geólogos sobre a capacidade de produção e recuperação dos seus poços.

Através da análise dos relatórios históricos do nível e vazão dos poços, gerados no sistema de relatórios e supervisório web, e de análises feitas em campo, eles poderão indicar com precisão a viabilidade técnica para esta operação. Caso identifiquem que este aumento na produção é viável, eles lhe darão toda a assessoria para a emissão da documentação necessária para fazer o requerimento junto aos órgãos competentes.

Os equipamentos de automação de poços da PASE Hidrometria possuem parâmetros de outorga facilmente configuráveis. Após a emissão da nova outorga, nossos técnicos farão a reconfiguração rapidamente para adequar a operação dos poços.

O que é Hidrogeologia?

A hidrogeologia é uma ramificação da geologia, especializada no estudo das águas subterrâneas quanto ao seu movimento, volume, distribuição e qualidade.

Cada tipo de rocha armazena água de uma forma diferente e específica. Nas rochas porosas, por exemplo, há mais água armazenada e ela se move com mais velocidade do que em rochas cristalinas. A hidrologia permite analisar o volume e o tempo de recarga do aquífero, determinando assim quanta água seria possível produzir em um poço. Esse tipo de análise é essencial para avaliar a viabilidade econômica de um poço.

Quem faz a consultoria em hidrogeologia da PASE Hidrometria?

A PASE Hidrometria conta com o apoio de geólogos com ampla experiência em perfuração e acompanhamento de poços profundos. Profissionais com sólidos conhecimentos e que podem identificar as melhores opções para seu projeto, desde a implantação até a revisão de outorgas e identificação de problemas.

Todos os projetos desenvolvidos pela PASE Hidrometria são feitos e tem sua execução supervisionada por engenheiros filiados ao CREA-PR. A PASE Hidrometria também é diretamente filiada ao CREA-PR, estando legalmente habilitada para emissão de RT de seus projetos.

Referências

ABAS

Entre em contato com a PASE Hidrometria para adquirir e obter mais informações sobre esses e outros produtos. Aproveite também para conhecer os nossos serviços e soluções exclusivas na gestão de recursos hídricos para o seu negócio.

 

Link para contato