A barreira hidráulica tem o objetivo de assegurar que não haja evolução da contaminação para além de limites estabelecidos. A PASE Hidrometria oferece a solução ideal para o seu projeto, de acordo com sua demanda.

Funcionamento da Barreira Hidráulica

As barreiras hidráulicas funcionam através do método conhecido como “pump-and-treat”, ou seja, bombeamento e tratamento. A água com contaminante é retirada do solo e enviada para estações de tratamento, para poder ser descartada de forma segura. Em determinadas operações a barreira hidráulica é a unica forma possível de remediar ou evitar a contaminação do aquífero, sendo seu uso imprescindível. Em outras aplicações, pode ser montada como um recurso de emergência, permanecendo em “standby” para ser acionada caso ocorra um acidente.

Características de Operação

Uma das características mais distintas de uma barreira hidráulica é que, ao contrário dos poços de produção, o volume de água bombeado não é tão relevante. Em uma barreira hidráulica, o que se procura é um nível de operação estável, ou seja, manter o nível da água contaminado dentro de um padrão estabelecido.

Além disso, com exceção dos casos em que está provisionada para uso emergencial, os poços irão operar ininterruptamente, exigindo um projeto elétrico e de automação distinto.

Monitoramento e Controle de Barreira Hidráulica

Para melhorar o processo de operação da barreira hidráulica, a PASE oferece um sistema que mantém o mesmo nível dinâmico em todos os poços da barreira. Isso reduz o consumo de energia e otimiza a extração dos contaminantes.

A solução da PASE utiliza o Hidrobox, uma poderosa unidade de telemetria de poços. Ela analisa as leituras dos sensores de nível para determinar o nível dinâmico dos poços e, com base nos dados, atua sobre os inversores de frequência que controlam a vazão das bombas submersas.

Como resultado, o nível do aquífero se mantém estável e, com um projeto adequado, permite que se utilize o menor consumo possível de energia e que seja ampliada ao máximo a vida útil das bombas, reduzindo custos operacionais.

Além disso, o Hidrobox ainda armazena e transmite os dados coletados de operação para o servidor da PASE Hidrometria, possibilitando gerar relatórios e gráficos da operação ao longo do tempo. Esta transmissão poderá ser feita de diversas formas – GSM, Rede Ethernet, Satélite, Wifi, etc, sempre buscando o meio de comunicação mais eficiente e com o menor custo que esteja disponível no local a ser monitorado.

Sistema de Relatórios

Relatórios e Dados em Tempo Real

O Sistema de Relatórios e Supervisório Web permite a visualização e acompanhamento operacional com relatórios específicos (volume retirado, vazão instantânea, energia ativa e reativa, consumo total, disponibilidade da barreira, etc) que possibilitam o acompanhamento em tempo real da operação da barreira

Nestes relatórios é possível verificar a variação do nível com referência ao setpoint definido e, ao confrontar estas informações com os dados de consumo elétrico, avaliar a eficiência e detectar eventuais falhas nas bombas, garantindo assim uma manutenção proativa e com custos mais baixos, e evitando períodos de indisponibilidade.

Além disso, é possível enviar de comandos para rebaixar ou elevar o nível da barreira em função da pluma de contaminantes. Ao enviar os comandos, os equipamentos em campo fazem as correções automaticamente, garantindo que as bombas passarão a operar com capacidade adequada para o novo nível solicitado.

Todas as informações da barreira hidráulica, bem como alteração de parâmetros operacionais, podem ser acessados também pelo aplicativo Hidromobile, disponível para celulares Android e iPhone.

Sensores Resistentes aos Contaminantes

A ampla experiência da PASE Hidrometria em aplicações com contaminantes levou ao desenvolvimento de um sensor de nível preciso, confiável e durável, que pode ser utilizado com sucesso em ambientes adversos como os encontrados em poços de barreira hidráulica.

Além disso, durante a fase de projeto iremos indicar quais equipamentos serão adequados para sua aplicação e qual a vida útil esperada de cada um deles, buscando maximizar o custo-benefício de sua implantação e reduzir seus custos operacionais.

Alertas de Falhas e Eventos

O aplicativo Hidromobile também faz o envio de notificações aos responsáveis sempre uma falha ocorrer em campo: uma bomba que para de funcionar, falta de energia elétrica, vazão insuficiente (que pode indicar um rompimento em tubulação) e muito mais. Todos os eventos e mensagens de aviso são configuráveis, bem como a lista de usuários que deverá ser notificada caso ocorram. Tudo isso para minimizar ao máximo a indisponibilidade, e reduzir o número de inspeções in loco necessárias.

Como mecanismos de auditoria e verificação, todas as notificações enviadas, bem como todas as atividades desempenhadas pelos usuários no sistema web e no aplicativo ficam logadas no sistema, podendo este registro ser solicitado pelo gerente do contrato sempre que achar necessário.

Entre em contato com a PASE Hidrometria e saiba mais informações sobre a solução em barreira hidráulica. Faça seu projeto conosco!

Referências