A água é um recurso natural fundamental para a indústria – sendo o insumo mais importante para diversos segmentos. Por isso, um projeto adequado de automação de poços e reservatórios tem potencial para trazer muita economia e simplificar sua operação.
Painel elétrico utilizado para automação de poços e reservatórios

Automação de Poços e Reservatórios

Aplicar soluções para automação de gestão de recursos hídricos é adicionar inteligência ao seu negócio. Evite falhas e desperdícios. A PASE Hidrometria oferece projetos especializados de automação de poços, reservatórios e redes de distribuição sob medida para suprir todas as necessidades do seu projeto, com eficiência, segurança e economia.

Temos soluções completas de automação, desde a produção da água até o seu consumo. Em todo o processo realizado pela PASE são utilizados equipamentos próprios e das melhores marcas do mercado para melhor atende-lo. Além disso, contamos com uma equipe que tem vasta experiência e vivência na indústria.

A PASE Hidrometria dispõe, também, de soluções turn-key aptas a serem implantadas rapidamente em campo. Isso possibilita telecomando e monitoramento de poços profundos e reservatórios amostrando inúmeras variáveis.

Características e Funcionalidades

Entre as funcionalidades e possibilidades da automação de poços da PASE, é possível destacar:

  • Medição de nível estático e dinâmico;
  • Medição de vazão instantânea e totalizada;
  • Medição Individualizada;
  • Registro de horímetro de funcionamento diário;
  • Registro de operação em local ou automático;
  • Medição de corrente, tensão, potência, códigos de falha, status de alarmes, referentes à operação do motor;
  • Medição de temperatura da bomba (conforme disponibilidade);
  • Armazenamento de todas as variáveis em memória;
  • Indicação local e telemetria;
  • Medição de pressão da rede;
  • Envio de comandos remotamente para partida e parada;
  • Automação completa de todo o processo, assegurando maior confiabilidade e garantia na operação.

Painel elétricoEquipamentos utilizados para a automação de poços e reservatórios

Durante a fase de projeto, iremos detalhar os equipamentos mais adequados para sua aplicação. Em geral, são utilizados:

  • Sensores de nível, pressão, temperatura e condutividade;
  • Medidores de vazão (ultrassônicos, eletromagnéticos, etc);
  • Equipamento para controle e automação de recursos hídricos (Hidrobox);
  • Software para armazenamento, geração e relatório e controle remoto dos recursos hídricos.

Todos estes equipamentos são desenvolvidos e comercializados pela PASE Hidrometria. Para projetos com características distintas, podemos utilizar ainda equipamentos de outros fornecedores, buscando sempre oferecer a solução mais adequada a nossos clientes. Desta forma, o processo de compra e contratação do serviço fica muito mais simples e rápido: projeto, seleção e aquisição dos equipamentos, instalação e homologação são realizados pela mesma empresa.

Além disso, também podemos oferecer a parte de potência do projeto com total integração ao sistema de automação, seja somente para monitoramento ou mesmo para controle remoto dos parâmetros, utilizando soft-starters e/ou inversoras. Projeto que não demandem este tipo de equipamento podem ter seu consumo e demais parâmetros elétricos medidos com multimedidores integrados à nossos equipamentos.

Clique aqui e conheça a linha completa de produtos da PASE Hidrometria.

Como a automação de poços e reservatórios pode trazer economia ao seu negócio?

Um projeto de automação industrial para a gestão de recursos hídricos pode trazer economia em diversas frentes. A primeira, garantindo o cumprimento das normas ambientais sem que haja a necessidade de operação manual do sistema, ou seja, evitam-se multas ao mesmo tempo em que é reduzido o pessoal necessário para operação do sistema.

O sistema é otimizado para reduzir o número de partidas das bombas submersas. Isto traz economia de energia e, principalmente, uma maior vida útil para as bombas. Além disso, graças ao controle automático de nível, o sistema de automação consegue evitar que a bomba opere a seco, o que pode levar a sua queima (a bomba é refrigerada pela água que ela capta).

Finalmente, é possível escalonar a operação das bombas para evitar problemas de interferência (redução na vazão de um poço em decorrência da operação de outro poço próximo) – aumentando assim sua produtividade e reduzindo a necessidade de novos poços. Este escalonamento pode também ser feito de forma a evitar a operação das bombas durante os horários de pico, onde o custo da energia é mais alto. As bombas são operadas para manter os reservatórios cheios e assim manter a produção da planta durante estes horários.

Quem desenvolve os projetos de automação de poços e reservatórios na PASE Hidrometria

Todos os projetos desenvolvidos pela PASE Hidrometria são feitos e tem sua execução supervisionada por engenheiros filiados ao CREA-PR. A PASE Hidrometria também é diretamente filiada ao CREA-PR, estando legalmente habilitada para emissão de RT de seus projetos.

Além disso, contamos com consultores nas áreas de hidrogeologia, desenvolvimento de software e automação industrial, podendo assim entregar projetos completos e eficientes, com mais facilidade, economia e segurança para nossos clientes.

Referências

Água Subterrânea e Automação no Saneamento

 Entre em contato com a PASE Hidrometria para adquirir e obter mais informações sobre esses e outros produtos. Aproveite também para conhecer os nossos serviços e soluções exclusivas na gestão de recursos hídricos para o seu negócio.

 

Link para contato